Factores de risco da doença de Alzheimer

Doença de Alzheimer

–  Factores genéticos

Para um número extremamente limitado de famílias, a doença de Alzheimer é uma disfunção genética. Os membros dessas famílias herdam de um dos pais a parte do DNA (a configuração genética) que provoca a doença. Em média, metade das crianças de um pai afectado vai desenvolver a doença. Para os membros dessas famílias que desenvolvem a doença de Alzheimer, a idade de incidência costuma ser relativamente baixa, normalmente entre os 35 e os 60. A incidência é razoavelmente constante dentro da família.

Situações patológicas

Como por exemplo o sofrer um traumatismo craniano, contrair diabetes mellitus e a ter depressão, podem desencadear a doença.

– O estilo de vida

É outro factor que tem vindo a ser observado. Estudos concluem que  pessoas com uma vida  preenchida a nível intelectual, físico, social e recreativo são menos susceptíveis de vir a sofrer no futuro desta doença.

–  A idade

É o maior factor de risco para surgir a doença de Alzheimer. Cerca de 1 pessoa entre 20, acima dos 65 anos de idade, e menos de uma 1 entre 1000, com menos de 65 anos, têm a doença de Alzheimer. No entanto, importa notar que apesar das pessoas tenderem a ficar esquecidas com o passar do tempo, a maioria das pessoas com mais de 80 anos permanece mentalmente lúcida.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.