Exercícios físicos – Tipos de Exercícios

Há dois tipos gerais de exercícios físicos: Os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos.

Vamos então descobrir o que significa cada um dos termos, e quais os exercícios mais indicados para cada fim.

Exercícios Aeróbicos

O termo aeróbico significa, de uma maneira geral, “com oxigênio”, portanto são exercícios que utilizam o oxigênio no processo de geração de energia para os músculos, trabalhando assim uma grande quantidade de músculos de forma rítmica. Esses exercícios são realizados numa determinada intensidade, durante um período contínuo de tempo, desta maneira estimulam os sistemas cardiorrespiratório, vascular e o metabolismo.

Desta maneira, os exercícios aeróbicos são mais recomendados para quem busca a perda de peso, porque depois de um determinado período de tempo o organismo passa a utilizar os lipídios como principal fonte de energia, desta maneira os estoques de carboidratos se mantem preservados.

Os principais exercícios aeróbicos são:

  •          – Caminhada – A caminhada é o exercício, de todos os aeróbicos, o que reúne mais vantagens. Além de não ter custo nenhum e ser muito acessível a todos. Porém há que ter alguns cuidados durante a pratica da caminhada, como na escolha de um bom tênis para amortecer o impacto da pisada no chão, e a postura, que deve ser ereta para não causar danos na coluna vertebral.
  •          – Corrida – A corrida também é uma ótima atividade física para melhorar o condicionamento e acelerar a perda de peso. No entanto, exige maiores capacidades físicas e uma certa atenção a respiração, que deve ser de forma lenta e profunda.
  •          – Ciclismo – Além dos outros vários benefícios das atividades aeróbicas, o ciclismo ainda oferece o fortalecimento dos músculos das pernas e dos glúteos, combatendo a flacidez e melhorando a circulação sanguínea.
  •          – Natação – A natação é indicada para desenvolver a resistência muscular e cardiorrespiratória e ainda melhorar o condicionamento físico. E o melhor, esta atividade abrange todas as idades, desde crianças até a idosos, e os benefícios são vários.

Exercícios Anaeróbicos

Os exercícios anaeróbicos, diferentemente dos aeróbicos, não utilizam o oxigênio no processo de geração de energia. São atividades de curta duração e de grande intensidade e, muitos desses exercícios são direcionados para músculos específicos. De uma maneira feral, a finalidade dos exercícios anaeróbicos é o aumento da massa muscular, o fortalecimento e o enrijecimento dos músculos trabalhados.

Assim, para quem busca a perda de peso e queima de gordura corporal, o mais indicado são os exercícios aeróbicos. Já se o desejo é conseguir mais músculos e fortalecer os já existentes então o ideal são os exercícios anaeróbicos.

As corridas de cem metros rasos, o arremesso de peso, os sprints e todos as atividades que são realizadas por movimentos rápidos e de alta intensidade, são exercícios anaeróbicos. No entanto, o principal e mais praticado é a musculação.

  •           Musculação – Esta é a opção de atividade anaeróbica mais procurada e que mais trabalha os músculos de forma isolada. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Por ser uma atividade que exige um esforço físico grande e alta intensidade é necessário o acompanhamento de um profissional da área para evitar possíveis lesões


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.