6 Exercícios Físicos para prevenir Varizes

As varizes são aquelas famosas veias bem aparentes em vermelho que aparece, normalmente, nas pernas. Trata-se de veias inchadas e torcidas que por vezes podem ser doloridas, essas veias foram preenchidas com o acúmulo irregular de sangue.

As causas variam entre válvulas defeituosas desde o nascimento, gravidez, tromboflebite e também o facto de ficar muito tempo de pé pode fazer com que surja as varizes.

Há vários tratamentos possíveis para atenuar ou mesmo eliminar de vez essas veias. Dentre eles a prática de exercícios físicos. Vamos ver de que forma essa atividade pode ajudar as pessoas que têm esse problema.

  • Manter o corpo em movimento melhora a circulação sanguínea, isso ajuda a evitar o aparecimento de varizes, daí a recomendação de exercícios físicos na prevenção desse incomodo.
  • A escolha dos exercícios deve ser baseada no seu tipo físico e nas suas capacidades. As atividades mais recomendadas são a corrida, a musculação, o ciclismo e também a natação. Uma atividade bastante indicada para quem tem varizes é a “Deep Water Running” que consiste na corrida dentro da água, isso evita o atrito dos membros inferiores, fazendo com que seja mais vantajosa que uma corrida normal.
  • A escolha da carga também é determinante nas suas atividades. Comece com exercícios com a carga de moderada a baixa e vá aumentando progressivamente. Isso irá preparar os seus músculos para sustentar melhor os pesos, e também evita possíveis lesões nos músculos.
  • Atenção ao tipo de exercício. Embora quase todos os exercícios estejam liberados, há alguns que podem agravar as varizes, são eles o boxe e todo exercício que mantenha a parte inferior do corpo estática. A atividade escolhida deve movimentar bastante as pernas, para melhorar a circulação e atenuar as varizes.

 

Exercícios físicos que previnem o aparecimento e ajudam no tratamento das varizes:

  • Alongamento – o alongamento deve estar no início de qualquer atividade que exija o trabalho dos músculos. Ele aumenta o desempenho muscular além de evitar possíveis lesões.
  • Pilates – Essa prática tem foco na tonificação muscular e fortalecimento dos músculos. O pilates provoca a oxigenação sanguínea, o relaxamento e o alívio das dores crônicas, isso ajuda no tratamento e na prevenção das varizes.
  • Musculação – Os exercícios de musculação devem ser focados no número de repetições e não na carga. A ideia é ativar a panturrilha e estimular o retorno venoso.
  • Hidroginástica – O contato direto da água exige harmonia nos movimentos, além de exigir força para a realização dos mesmos. Isso ajuda muito a melhorar a circulação sanguínea, e consequentemente, atenuar as varizes.
  • Ciclismo – O ato de pedalar trabalha de maneira muito intensa os membros inferiores, que é o nosso foco, assim, ativa a circulação sanguínea das pernas ajudando no fluxo dos vasos sanguíneos.
  • Caminhada – A caminhada é indicada para quem quer fazer um exercício rápido e prazeroso. O foco é a ativação da circulação, por isso conta mais a frequência com que você faz o exercício, pelo menos 3 vezes por semana, do que a rapidez. Faça uma caminhada leve, e vá apreciando a paisagem durante o trajeto.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :