Exercício Físico e Varicocele

A varicocele, também conhecida como varizes do testículo é uma dilatação que ocorre nas veias da região do escroto, onde estão alojados os testículos de um homem. A dilatação desses vasos prejudica o fluxo sanguíneo normal, a troca de nutrientes através do sangue e também leva ao acúmulo de substâncias tóxicas e ao aumento da temperatura corporal. Esses fatores podem provocar alterações na quantidade e na qualidade dos espermatozoides produzidos.

Os principais sintomas são, normalmente, veias dilatadas e torcidas no escroto, infertilidade, dor no testículo, sensação de peso nos testículos, diminuição do tamanho do testículo, nódulo indolor no testículo e inchaço no escroto, podendo também, em alguns casos, não se manifestar nenhum desses sintomas.

Para os viciados em academia ou exercícios físicos, essa prática intensa pode levar a problemas relacionados à diminuição da produção de espermatozoides e à ovulação.

O diagnóstico da varicocele pode ser feito através de exames físicos e anatômicos, usando manobras que aumentam a pressão abdominal, como tossir, fazer força de defecação, isso fará com que as veias inchem enquanto o médico ou enfermeiro palpa o órgão. Para confirmar a doença é necessário fazer um exame chamado Eco Doppler, onde é verificado se há realmente um refluxo de sangue e se sim medir a intensidade desse refluxo.

A varicocele normalmente não causa danos graves e nem requer tratamento após a cirurgia. A remoção da varicocele pode fazer com que as temperaturas nos testículos fiquem normais, havendo assim, uma produção aumentada de espermatozoides.

Uma das causas dessa doença está relacionada a prática excessiva de exercícios físicos, ou cargas exageradas durante os treinos, ou ainda uso de roupas impróprias durante a prática de exercícios, como sungas ou cuecas que apertem os testículos.

Dicas para quem tem varicocele e quer praticar exercícios físicos:

  • Escolha uma roupa adequada, nada apertado nem no abdômen nem na zona dos órgãos genitais. Para melhor ajudar use um suspensório atlético, ele irá diminuir os riscos de dores e possíveis lesões nessa área.
  • Nunca abuse dos exercícios físicos nem se torne um viciado em academia, esse é um fator que pode agravar a doença.
  • Utilize cargas que você suporta, não faça demasiado esforço para levantar um peso. Esse fator é uma das causas da doença, e uma vez que você já tem, é melhor evitar mais complicações. Aumente o número de repetições e diminua a carga, o efeito será quase o mesmo.
  • Se acabou de fazer a cirurgia e está retomando as suas rotinas de exercícios comece devagar. Nada de grandes esforços, o seu corpo ainda está debilitado. Opte por caminhadas diárias de 30 minutos e vá aumentando a intensidade dos exercícios gradativamente.
  • Se hidrate antes, durante e após os exercícios, a água é vital para o bom funcionamento do nosso corpo, como tal, deve ser ingerido no mínimo 2 litros diários.
  • Procure sempre a indicação de um médico, visto que é portador da varicocele, é necessário um acompanhamento médico para que a sua situação não se agrave.


4 Comentários to “Exercício Físico e Varicocele”
  1. cicero manoel lima de oliveira
  2. Tiago
  3. ISMAEL

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :