Exercício Físico e Tontura

A tontura é, de uma maneira geral, um desequilíbrio do nosso cérebro. É aquela horrível sensação de desfalecimento que normalmente, passa de maneira natural.

Ela acontece quando o cérebro não recebe quantidade suficiente de sangue, isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles a queda repentina na pressão arterial, a desidratação do corpo e ainda pela alteração brusca de estado, como se levantar rapidamente, depois de um longo período deitado.

 

 

 

Porque a tontura pode ocorrer durante o exercício físico?

Sim, durante a prática de atividades físicas pode sim ocorrer tontura. E ela pode acontecer por vários motivos, vamos ver alguns:

  •           Hipoglicemia – quando as pessoas teimam em fazer exercícios em jejum, ou com uma refeição pobre em nutrientes, podem acabar tendo tonturas, e outras consequências mais graves. Isso porque a glicose é a principal fonte de energia do nosso corpo, sem esta energia o nosso corpo simplesmente para de funcionar. Portanto, a quantidade de açúcar no sangue deve ser mantida em níveis regulares. Não adianta pensar que não tomar um café da manhã reforçado, ou uma refeição adequada, você irá emagrecer, ao contrário disso, poderá ter sérias complicações de saúde.
  •           Ritmo de treino – Quando você está fazendo um treino intenso, como uma corrida, e para bruscamente, isso pode te deixar bastante tonto. Este facto acontece porque durante o exercício o coração bombeia o sangue de forma regular para os músculos que estão sendo trabalhados e se você interrompe a atividade de uma hora para outra o bombeamento do sangue para e acontece uma queda brusca da pressão arterial que pode gerar a tontura. O ideal é ir diminuindo a intensidade do treino aos poucos. No caso de uma corrida, vá diminuindo a velocidade até que esteja caminhando.
  •           Mudança repentina – a tontura também pode acontecer ao se levantar rápido demais depois de um exercício. Aquela tontura repentina depois de uma mudança brusca de posição corporal, como se levantar depois de fazer abdominais, acontece devido à gravidade. Isso porque o corpo leva alguns segundos para redirecionar o sangue para cima ao ficarmos em pé. Por isso, devemos sempre esperar algum tempo sentados e só depois levantar, para o impacto seja o menor possível.

Estou com tonturas e agora?

Veja algumas dicas para a hora da tontura

  •           Ingerir sal – o sódio é conhecido por reter água no organismo. Por isso ingerir sal ou alimentos bem salgados, como as azeitonas em conserva, ajuda a combater as tonturas decorrentes da queda da pressão arterial.
  •           Comer doce – Como já vimos, uma causa da tontura é a hipoglicemia, ou seja, a queda de açúcar no sangue. Para repor o açúcar na hora da tontura, coma uma fruta, uma barra pequena de chocolate, ou outro tipo de doce.
  •           Deitar e elevar as pernas – Em alguns casos a tontura pode estar relacionada a problemas de circulação do sangue. Se for esse o seu caso, quando sentir o desfalecimento, deite se e eleve as pernas, isso irá facilitar o retorno sanguíneo dos membros inferiores.

Se as tonturas persistirem, procure um médico, pois a causa pode ser mais grave que o simples exercício físico.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.