EPOC – Como queimar calorias depois do treino

Vamos falar do EPOC – Excess PostExercise Oxygen Consumption (Consumo Excessivo de Oxigénio Pós Esforço Físico), o processo através do qual se queimam calorias extra, como resultado de uma sessão de exercício físico.

Muitas pessoas concentram-se nas calorias que queimam durante o treino, mas o corpo continua a queimar calorias muito depois de deixar o ginásio.

O corpo queima calorias quando está em recuperação e, uma sessão intensa e rápida, requer uma maior recuperação do que uma sessão mais leve, com exercícios menos intensos.

A recuperação é fundamental para todos os processos que o organismo executa após o treino, como por exemplo: repor as reservas de energia, enviar glicogénio para os músculos, converter ácido lático novamente em ácido pirúvico, etc. Este processo interno requer combustível e, o combustível preferido do organismo é o excesso de gordura armazenada.

Qual o tipo de treino mais eficaz para queimar gordura através do EPOC?

O corpo precisa sempre de recuperar após qualquer tipo de exercício, mas para beneficiar do EPOC precisa mesmo de exercício anaeróbico e aeróbico.

Precisa de estar em sintonia com o seu corpo para perceber o que é mais eficaz para si, mas estes são os meus 5 exercícios favoritos para reforçara eliminação de gordura.

1. HIIT (treino intervalado de alta intensidade)

HIIT é conhecido por queimar muitas calorias num pequeno intervalo de tempo. A natureza intensa deste exercício fará o seu corpo recuperar ao longo de todo o dia.

2. Spinning

Uma boa aula numa bicicleta estática providencia um treino aeróbico localizado, combinado com intensos exercícios anaeróbicos de curta duração.

Uma aula de Spinning é um treino de baixo impacto que lhe permite controlar a intensidade do próprio exercício.

3. Treino com Pesos

O levantamento de pesos e treinos de força fazem com que os músculos entrem em esforço, especialmente se levantar pesos para ganhar músculo (utilizando movimentos lentos e controlados).

O corpo vai necessitar de energia para recuperar depois de uma sessão de pesos puxada.

4. Sprint

Uma sessão normal de sprint é um exercício anaeróbico e de alta intensidade. Este é o meu treino favorito para queimar calorias após o exercício.

5. Aulas de aeróbica

Uma aula intensa de dança ou de step, que seja moderada em intensidade, mas de alto impacto e, que tenha a duração de uma hora, vai fazer com que queime muitas calorias durante a aula, e vai ajudá-lo a queimar mais ainda no fim.

Faça uma aula que inclua saltar, dar pontapés, e qualquer exercício que
o obrigue a levantar os pés do chão.



1 Comentário to “EPOC – Como queimar calorias depois do treino”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :