Educação e qualidade de vida

A educação é fundamental para ajudar a melhorar a qualidade de vida da população. As pessoas que recebem uma educação adequada adquirem conhecimentos úteis para manter uma vida saudável e possuem maiores condições de viver por ganharem mais oportunidades de manter-se financeiramente e de manter o seu conforto. A boa educação também ajuda a mudar os hábitos das pessoas e faz com que elas entendam o que é preciso fazer para manter uma boa qualidade de vida.

Também podemos perceber o tempo desperdiçado em algumas disciplinas oferecidas nas  escolas, pois ao invés de usar o tempo para ensinar como as crianças e os adolescentes podem manter uma boa qualidade de vida nas aulas de educação física, os professores só se lembram da diversão do momento e em ensinar as regras de cada jogo. O real sentido da aula é totalmente perdido e coisas uteis que podem mudar a vida das pessoas não são ensinados. Devemos levar em conta que o que as crianças aprendem na escola levam para a vida toda, então é muito importante que elas aprendam a conhecer e a manter o corpo saudável por toda a vida.

É essencial que as aulas de educação física sejam bem planejadas amplamente para que os alunos tenham a oportunidade de entender melhor o que a qualidade de vida e como podem alcançá-la. Não é preciso deixar de lado a diversão e a animação, mas poderá mostrar como é fácil manter e a fazer a manutenção da saúde física e mental e de uma forma divertida. É preciso informar como cada movimento deve ser feito e quais os benefícios que trarão ao corpo, também deve incentivar os alunos a praticarem exercícios diariamente para que realmente surjam efeitos positivos no corpo.

O professor tem a função de incentivar, fazer com que os alunos aprendam coisas importantes e novas de uma forma que coloquem em prática ao longo de toda a vida além de fazer com que as mudanças realmente aconteçam ao despertar o interesse dos alunos. Também é preciso discutir quais os lugares e espaços que os alunos podem praticar esportes, como funciona de fato um corpo saudável e seus maiores benefícios. As explicações precisam ser claras e exemplificadas de forma que os alunos realmente entendo do que se trata e para conseguirem entender melhor as informações transmitidas pela mídia sobre hábitos saudáveis para que possam fazer melhor proveito.

É interessante promover um debate sobre as definições da qualidade de vida, da boa saúde e dos benefícios do movimento físico de forma que envolva todos os alunos para que aprendam de fato o que é. Também inclua questões sobre a boa alimentação, os benefícios da ioga e outras práticas, a importância do alongamento antes de começar qualquer atividade, aborde assuntos polêmicos como o uso de anabolizantes e como isso prejudica a saúde ou como o excesso de exercícios físicos também não é saudável. O importante é que saibam como é proveitoso ter uma vida equilibrada em todas as áreas e como isso pode melhorar a vida de cada um.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.