É verdade que Exercício Físico reduz o Colesterol?

É comum associar o colesterol a uma coisa má, algo que faz mal ao coração, mas não é bem assim. O colesterol é uma substância necessária para o nosso corpo. Sem ele as células ficam incapacitadas de formar a membrana que as envolve, assim não tem como as elas receberem os alimentos nem o oxigênio.

No entanto, o desequilíbrio dessa gordura pode causar várias doenças relacionadas ao sistema circulatório, como a arterosclorose, que é caracterizada pelo aumento na espessura das artérias, fazendo com que elas fiquem mais rígidas. Isso aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais, o famoso AVC.

Mas então como saber se o colesterol faz bem ou faz mal? E o exercício físico reduz o colesterol?

 

 

Há dois tipos de colesterol com efeitos distintos, vamos ver a seguir quais são eles.

Tipos de colesterol

  • Colesterol Bom – A principal função dessa gordura é retirar o mau colesterol das artérias, levando-o até ao fígado, onde ele é metabolizado e eliminado do organismo, para evitar os danos que esse pode causar. Quando uma pessoa possui altos níveis de colesterol bom ela tem um risco menor de sofrer de ataques cardíacos, que é uma das grandes causas de mortes. Então, esse é o colesterol que pode ser ingerido sem preocupações.
  • Colesterol Mau – Essa gordura se concentra principalmente nas paredes internas das artérias, isso faz com que haja uma diminuição no fluxo sanguíneo. Essa diminuição promove a formação de placas de gorduras nas artérias, o que causa infartos e avc´s, uma vez que o sangue não consegue circular normalmente.

Qual a relação do exercício físico com o colesterol?

Como todos nós já sabemos a prática de exercícios físicos ajuda a reduzir e a controlar o peso corporal, mas não é só isso, a prática de atividades físicas com regularidade também incentiva a produção de algumas enzimas, que são responsáveis por controlar a quantidade de gordura presente no organismo. Assim, quanto mais exercícios físicos, maior é o número dessas enzimas, e consequentemente, menor é a quantidade de gorduras, o que reduz também o risco de doenças cardíacas.

Desta maneira, os exercícios físicos não essenciais na rotina de quem tem colesterol elevado. No entanto, um ponto crucial é a regularidade. Não adianta você fazer uma corrida por mês e pensar que trabalhou já o suficiente para baixar os níveis de colesterol. É essencial a prática de exercícios pelo menos 3 vezes por semana, para que você tenha todos os benefícios que já conhecemos.

Além disso, um ponto importantíssimo é a aprovação médica antes do início de qualquer atividade. Somente um médico ou um especialista, serão capazes de dizer se você está ou não apto a praticar. Para evitar problemas maiores como lesões e até mesmo agravamento de alguma doença, não ignore esse passo, consulte sempre um médico!

Vejamos agora alguns dos exercícios mais indicados para reduzir o colesterol:

  • Natação e hidroginástica – Pratique 3 vezes por semana com aulas de 30 minutos.
  • Caminhada – Ótima para quem quer perder peso e baixar os níveis de colesterol, deve ser praticada diariamente, se possível, ou então 3 vezes por semana, com duração de 30 minutos.
  • Bicicleta – Na academia ou ao ar livre deve ser praticada pelo menos 3 vezes por semana.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :