Doença dos Olhos – Hipermetropia

O que é a hipermetropia?

A hipermetropia é uma doença dos olhos em que as imagens tendem a formar-se atrás do plano da retina. Na maioria dos casos esta é uma doença de origem hereditária.

O doente começa a ver mal ao perto e bem  ao longe. Sabemos que com o evoluir da idade, ver ao perto toma-se cada vez mais difícil. No geral as crianças pequenas sofrem desta anomalia de visão, pois o globo ocular só se desenvolve totalmente na adolescência. Porém, se uma criança tiver de dores de cabeça frequentes ou apresentar estrabismo, deve ser vista de imediato por um médico. A hipermetropia ligeira, pode passar despercebida nos adultos porque estes têm uma boa capacidade de acomodação. Mesmo assim esta pode causar fadiga ocular que pode ser combatida ao usar lentes convexas, que deslocam a imagem para a frente.

Sintomas da doença

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas são semelhantes aos do astigmatismo. Cansaço ocular, dores de cabeça, sensação de peso nos olhos, lacrimejo, ardor e dificuldade em ver ao perto. Nas crianças pode ser acompanhado de estrabismo, devido ao esforço que fazem para ver melhor ao perto, devendo ser imediatamente corrigido. As crianças que sofrem de  hipermetropia mais avançada podem recusar os brinquedos mais pequenos e os livros.



2 Comentários to “Doença dos Olhos – Hipermetropia”
  1. Maria Aparecida de S.M.Nascimento

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.