Dicas de treino para musculação feminina

Nos últimos tempos o número de mulheres que buscam um corpo ideal, definido e, teoricamente, perfeito, tem aumentado em progressão geométrica.

Para estas mulheres que levam um estilo de vida saudável, preparamos algumas dicas para ajudar a potencializar os benefícios da musculação.

  • Treine sempre à mesma hora – O organismo de algumas mulheres funciona melhor com hora marcada para treinar, com outras acontece o oposto. Experimente os dois e confira a qual treino o seu corpo se adapta melhor. Em qualquer um dos dois, comprometa-se e crie um hábito de treino.
  • Comece devagar – O indicado para iniciantes é começar com um treino curto e de intensidade de moderada a baixa. Isso evitará o confronto com as dores musculares. Com o passar do tempo e as suas evoluções vá aumentando a carga e a intensidade dos exercícios.
  • Aqueça e alongue sempre – Um aquecimento no início dos treinos e alongamento no início e no fim são essenciais para diminuir o risco de lesões e preparar o seu corpo para a atividade física.
  • Anote os seus resultados – A melhor maneira de conferir a sua evolução é anotando seus tempos e resultados à medida que for progredindo. Quando comparar e começar a ver as melhorias, se sentirá mais motivada e confiante para continuar o seu caminho.
  • Escolha as atividades que lhe motivam – Se não gosta do treino que está fazendo troque por outro com atividades que a deixem mais feliz. Isso será importante para a evolução. Todo mundo trabalha melhor com o que gosta.
  • Parceria nos treinos – Treine com uma amiga, ou tenha uma parceira de treino. Isso a manterá motivada, diminuindo a hipótese de desistir após os primeiros treinos. Também pode fazer pequenas competições entre as duas, tentando superar uma à outra, de uma maneira saudável.
  • Trace objetivos – Crie objetivos reais e facilmente atingíveis. Trabalhe e se esforce para alcança-los durante o tempo determinado. À medida que for conquistando, os seus níveis de confiança irão aumentar.
  • Combine aparelhos com peso livre – O exercício executado com peso livre é mais difícil de ser executado, enquanto o exercício no aparelho isola melhor o músculo. Combinar exercícios deste dois tipos favorece o trabalho muscular.
  • Respiração – Uma palavra chave nos treinos. Respira na hora certa do movimento. Quando estiver na fase de contração muscular, inspire, e na volta do movimento, expire. O trabalho dá mais energia para o treino e, pela contração do abdômen, protege sua coluna, além de trabalhar o abdômen.
  • Combine exercícios – Ao invés de fazer um exercício por vez, combine dois exercícios para o mesmo grupo muscular, intercalando as séries de um e de outro. Isso lhe dará maior ganho de massa muscular.
  • Tempo de recuperação – De tempo ao seu corpo para recuperar dos esforços. Comece com duas a quatro sessões por semana, e não vá além dos 40 minutos em cada uma. Intercale os dias de descanso com os dias de treino. O tempo faz com que os músculos se recuperem das micro lesões sofridas durante os treinos, aumentando a sua capacidade para os próximos dias.

Siga estas dicas de treino para musculação feminina.



1 Comentário to “Dicas de treino para musculação feminina”
  1. cleia

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :