Dicas de qualidade de vida no trabalho

Os profissionais que trabalham sentados em frente a uma mesa e um computador ou um telefone ficam cerca de 25% da jornada de trabalho na mesma posição para conseguir efetuar o serviço com eficiência.

É muito comum ver profissionais deste tipo que adotam posturas erradas ou ficam sedentários, e que com isso adquirem diversos problemas de saúde física ou até mesmo mental. Com isso os profissionais acabam produzindo menos no trabalho e podem ter grandes problemas também na vida pessoal.

Manter a qualidade de vida no trabalho não é impossível, mesmo que sejam dias corridos e com grande quantidade de trabalho a ser feito. Basta ficar atento as pequenas ações durante todo o dia de trabalho para manter a concentração e para não se estressar facilmente. É muito importante que sempre mantenha o bom humor e a serenidade para que tenha sucesso dentro da empresa e para que mantenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho, mas isso só será possível se estiver bem consigo mesmo.

Dicas para melhorar a qualidade de vida no trabalho e manter a saúde do corpo

  • Começando o dia: É importante que já levante da cama com cuidado para que comece o dia bem. Levante-se com as mãos apoiadas na cama para que comece poupando a sua coluna para o restante do dia. Ninguém consegue trabalhar bem com dores nas costas ou depois de noites mal dormidas.
  • Alongamentos: Sempre que sentir necessidade de aliviar as tensões do corpo, levante-se da cadeira por alguns instantes e alongue-se. Movimente os braços, as mãos e o pescoço para evitar dores.
  • Alimentação:  Equilibre a quantidade de comida nas refeições, pois se comer uma quantidade muito grande acabará sentindo sono e indisposição por algum tempo. Por isso é importante não exagerar no almoço.
  • Mude alguns hábitos: Para deixar a vida sedentária, comece mudando pequenas atitudes em seu dia a dia. O simples fato de subir as escadas ao invés de usar o elevador poderá te deixar mais disposto e também poderá queimar algumas calorias.
  • Postura correta: Deverá se sentar de forma ereta onde os ossos de seu quadril fique bem ajustados no encosto da cadeira. Mantenhas os pés apoiados no cão ou use algo para apoiá-los, mas nunca deixe-os pendurados e nem deixe as pernas cruzadas.
  • Mãos e punhos: Os antebraços precisam estar apoiados sobre a mesa sem estarem encolhidos ou distante demais.
  • Computador: Mantenha o monitor na altura dos olhos para eliminar o risco de dores e deixe pelo menos 40 cm de distancia para não prejudicar os olhos.
  • Pequenas pausas: Sempre pare para movimentar o corpo e relaxar um pouco. Se está trabalhando a 50 minutos, pare por pelo menos 10 minutos para se movimentar ou ir beber um pouco de água.
  • Mantenha o bom relacionamento com os colegas: Com serenidade e bom humor, o profissional consegue manter um ambiente de trabalho tranquilo e favorável. Desta forma fica mais fácil manter a boa comunicação, trabalhar em equipe e acelerar os resultados de seu trabalho.


1 Comentário to “Dicas de qualidade de vida no trabalho”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :