Cuidado com a falta de água! Recupere melhor para regressar fortalecido ao próximo treino

Na recuperação para o próximo treino temos de repor hidratos de carbono, sais minerais, proteínas e por último, mas tão importante que vamos apresentar alguns sintomas indicativos da falta dela: ÁGUA.

Bebe água suficiente? Descubra se bebe a quantidade de água suficiente, estando atento a estes 5 indicadores:

Boca seca

Parece óbvio – se tiver sede, é porque provavelmente não está a beber a quantidade de líquidos suficiente.

É verdade, mas lembre-se que, por vezes, o mecanismo de “alerta” da sede só é acionado quando já estamos desidratados, razão pela qual os atletas, em particular, são incentivados a beber de forma programada.

Além disso, à medida que as pessoas envelhecem a resposta à sede não é tão forte, e é por isso que é tão importante estabelecer o “hábito de beber” água enquanto adolescente.

Não tem um hálito tão fresco quanto deveria

Quando a boca fica seca, há menos saliva para eliminar as bactérias naturais que ali vivem. Como as bactérias alimentam-se de pequenos pedaços de alimentos e das células da boca, elas começam a multiplicar-se, deixando o hálito um pouco bafiento – como o hálito ao acordar.

A água ajuda a manter o fluxo de saliva, ajudando a evitar a acumulação de bactérias.

Urina escura

Quando o corpo está bem hidratado, tal é visível através da cor da urina. Se tiver um tom claro (o suficiente para permitir ler o jornal através dela), está tudo bem.

Sem água suficiente, a urina torna-se concentrada e de cor escura. A cor da urina deve parecer-se mais com limonada do que com sumo de maçã.

O treino não corre tão bem quanto gostaria

A água é essencial para ajudar o organismo a produzir a energia necessária aos músculos durante o treino. Quando não está bem hidratado, pode sentir a energia a esvair-se. É por isso que é tão importante ingerir bastantes líquidos antes e durante o exercício físico.

Não é “regular”

Um trânsito intestinal normal depende da quantidade adequada de líquidos, por isso, se tiver prisão de ventre, é possível que não esteja a beber água suficiente.

A maioria das pessoas considera a fibra o fator mais importante para assegurar o bom funcionamento do sistema digestivo.

Mas para que certas fibras (as solúveis em água) possam fazer corretamente o seu trabalho, elas precisam de absorver água, para incharem e aumentarem de volume, auxiliando assim a eliminação de resíduos.

Reabastecimento

Reponha as reservas de hidratos de carbono para se preparar para o treino seguinte.

NUTRIÇÃO

Tenha atenção à proteína e assegure-se de que a inclui na sua refeição de recuperação.

Reidratação

Reponha os líquidos valiosos e os eletrólitos (sódio) perdidos com a transpiração.



1 Comentário to “Cuidado com a falta de água! Recupere melhor para regressar fortalecido ao próximo treino”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :