Controle os seus níveis de colesterol

Primeiro passo para controlar os seus níveis de colesterol

Qualquer pessoa a partir dos 20 anos e as crianças com mais de 2 anos que tenham um dos progenitores com nível de colesterol alto devem fazer uma análise de sangue para detectar a presença de colesterol pelo menos de cinco em cinco anos. Se uma análise revelar um colesterol total de 200 mg/dl de sangue ou mais, o médico deverá marcar novas análises para um ou dois meses mais tarde para confirmar os resultados e decidir qual o tratamento adequado. Dois resultados dão uma Imagem mais fiel do que uma única análise, porque os níveis de colesterol variam de semana para semana, podendo ser distorcidos por infecções virais, medicamentos, gravidez ou cirurgia recente.

Contagem de lipoproteínas

Se o seu nível de colesterol total atingir mais de 200 mg/dl em duas análises diferentes ou na sua família houver casos de doenças cardíacas prematuras (abaixo dos 55 anos), o seu médico pedirá provavelmente um estudo das lipoproteínas, a fim de conhecer o nível de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), lipoproteínas de alta densidade (HDL) e os níveis de trigücéridos do sangue. O sangue para esta análise é tirado de uma veia depois de o doente ter jejuado durante 12 horas. (A colheita de sangue faz-se geralmente de manhã cedo. Jante normalmente na véspera, e não tome o pequeno-almoço senão depois de lhe terem tirado o sangue.) Se o nível de colesterol LDL for de 130 mg/dl ou mais e o seu risco de doença cardíaca for elevado por questões hereditárias ou obesidade, o seu médico poderá recomendar-lhe uma dieta com baixo teor de gordura como tratamento. Se o seu nível de LDL ultrapassar os 160, o médico receitará medicamentos apropriados.

Mantenha registos actualizados dos seus valores de colesterol

As alterações ao longo de um certo período de tempo são o melhor indicador dos níveis de colesterol e a melhor forma de avaliação dos resultados decorrentes de alterações na dieta.



3 Comentários to “Controle os seus níveis de colesterol”
  1. maria de lourdes esteves
  2. Elisabete Sá
  3. Adalberto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :