Conselhos para uma cozinha mais saudável

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para uma vida longa e repleta de saúde. Seguindo alguns conselhos simples pode melhorar significativamente a qualidade da sua alimentação.

Por isso, deixamos aqui alguns conselhos para uma cozinha saudável. Estes conselhos práticos, sem pretenderem mudar bruscamente os seus hábitos alimentares, são indicações que consideramos úteis:

  • Sempre que possível, ao consumir frutas e legumes com casca evite retirá-la. É na pele e casca que a maioria dos nutrientes se encontram, assim como algumas das fibras mais valiosas, pelo que o seu consumo é sempre aconselhado. Contudo, tenha o cuidado de os lavar bem previamente a ingeri-los, pois muitas vezes são sujeitos a tratamentos com químicos nocivos para a saúde humana.
  • Para reduzir a perda de vitaminas, evite também preparar muito cedo este tipo de alimentos. O mais aconselhado é que prepare as frutas e legumes o mais próximo possível da hora de os comer ou cozinhar. Caso seja necessário uma preparação prévia, então o mais indicado é que os guarde em compartimentos adequados  e fechados dentro do frigorífico.
  • Ao cozinhar legumes e, se optar por os cozer em água, então saiba que é neste processo que se acabam por perder a maioria das vitaminas e nutrientes importantes e necessários à nossa saúde. Talvez não saiba, mas quanto mais tempo estiverem a cozer, mais vitaminas se acabam por perder. A alternativa é optar por escalfar, em vez de ferver ( no mínimo de água possível) ou então cozer em vapor ( o menor tempo possível), perdendo-se desta forma menos nutrientes do que se fosse através do processo de cozedura.
  • Escalfar e cozer a vapor também é uma excelente alternativa para cozinhar peixe. Trata-se de uma forma mais saudável, pois pode ser cozinhado sem recurso a gordura. Outra alternativa viável, embora mais dispendiosa em termos de energia, é cozinha-lo no microondas.
  • Também para fritar, assar ou grelhar carne não precisa de usar gordura em excesso, pois esta é prejudicial à sua saúde e pode despoletar diversas doenças e problemas associados a estas. Sempre que possível, opte por grelhar a carne ou assar numa grelha que lhe permita escorrer a gordura que se vai acumulando.
  • Tenha também o cuidado de remover a pele das carnes, pois é nesta zona que se encontra a maior parte da gordura, como acontece no caso das aves, considerada uma carne magra. O ideal é retire a totalidade da pele e gorduras antes de começar a cozinhar a carne.
  • Ainda em relação às gorduras,  dê sempre preferência ao uso de gorduras de origem vegetal, insaturadas, como  margarinas especiais ou óleos ricos em ácidos gordos poliinsaturados, extraídos das sementes de cártamo, girassol, milho, soja; óleo de amendoim e azeite, ricos em ácidos gordos monoinsaturados.

Estas são apenas alguns dos conselhos que pode aplicar na sua alimentação, tornando-a mais equilibrada e saudável.

Como vê não é difícil optar por uma cozinha saudável e garantimos que em pouco tempo vai notar melhorias e benefícios significativos para a sua saúde e a da sua família.



1 Comentário to “Conselhos para uma cozinha mais saudável”
  1. Wilma Rocha

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :