Como emagrecer com saúde

Emagrecer, como bem sabem os que vivem de dieta, não é difícil. O problema é não voltar a engordar.

Adote uma dieta saudável.

Parece óbvio, mas quando você corrige os hábitos alimentares, fornece também os nutrientes adequados para acelerar o metabolismo. Lembre-se: só uma pessoa bem nutrida consegue emagrecer e manter o peso.

 

 

Alimentação saudável

Um menu ideal contém alimentos energéticos, alimentos reguladores e alimentos construtores.

Faça mudanças no seu estilo de vida. A atividade física é essencial. O difícil é não desistir. Não existe mágica, mas se o exercício for prazeroso e se você adotar uma rotina que possa pôr em prática a sério, vai gostar muito mais da novidade.

Confira as próximas dicas:

  • Reduza a ingestão de calorias. Ninguém precisa viver de restrições alimentares severas. Basta cortar 100 calorias por dia, o que não é nenhum sacrifício. Duas fatias de abacaxi, com 80 gramas cada, alcançam esse valor, assim como 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado. Numa semana, a economia é de 700 calorias e, em 5 meses, 15 mil. Isso significa 2 quilos a menos. Sem passar fome nem vontade. E, se você se mexer, melhor ainda. Dance ou faça alongamentos durante cerca de 20 minutos e outras 100 vão embora.
  • Anote todos os dias o que você comeu e quais exercícios que praticou.
  • Ficar na salada, mas caprichar na maionese, é uma cilada da qual você só se dá conta depois de avaliar o menu da semana inteira. O diário alimentar ajuda a manter a autodisciplina.

Boas razões para emagrecer

Porque precisa de perder peso?

Os indivíduos com peso a mais têm tendência a sofrer de tensão alta, diabetes e problemas cardíacos. Não ganha nada em ter mais peso do que o adequado. Mas, como infelizmente não se consegue perder peso num dia, deve tentar fazê-lo por etapas. Torna-se assim  imperativo marcar e cumprir objectivos.

Desenvolva uma actividade física qualquer durante pelo menos 30 minutos, todos os dias. Pode andar, correr, dançar. O mais importante é que o faça continuamente. Esta actividade vai permitir-lhe gastar mais energia do que aquela que consome, o que na prática resulta na perda de peso.

Coma menos açúcar e calorias. Infelizmente, os alimentos mais doces são os que têm mais calorias. Estas vão acabar por se transformar em gordura e aumentar o seu peso. Uma dieta baseada neste tipo de alimentos não lhe fornece nutrientes importantes como as proteínas, minerais e vitaminas.

Educação alimentar

Confira algumas metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

  • Frutas na sobremesa e nos lanches.
  • Coma verduras e legumes ao almoço e ao jantar.
  • A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
  • Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
  • Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
  • Coma uma porção de leguminosas por dia.
  • Reduza o álcool, evitando o consumo diário.
  • Aprecie sua refeição. Coma devagar.


Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :