Como emagrecer com hipotiroidismo

Em muitos casos, pacientes vítimas de hipotireoidismo, ganham uns quilos a mais (de 3 a 5 ). Essa mudança de peso é complexa, porque pode não estar ligada simplesmente ao aumento da gordura.

Na maioria dos casos, o aumento de peso nestes pacientes ocorre porque o organismo começa a reter sal e água. O que se vê na balança, é o resultado do inchaço provocado pela retenção de sal e água e não um aumento da gordura.

Um paciente, vítima de hipotiroidismo, não corre o risco de ficar obeso em consequência da doença.

 

 

Dieta equilibrada

Sabendo que a doença vai provocar aumento de peso, o paciente deve prevenir-se com uma dieta balanceada.

A dieta balanceada para estes pacientes deve ser feita exclusivamente por um médico. Uma pessoa com hipotiroidismo, não deve nunca seguir uma dieta por conta própria, indicada por um amigo ou outra pessoa que tenha a mesma doença.

A dieta para quem tem hipotiroidismo é feita com base no controle do sal iodado, que deve ser consumido por adultos, de somente 5 a 6 gramas diárias. No caso de crianças, a dose é reduzida para 3 a 4 gramas.

As doses do sal devem ser rigorosamente respeitadas. Além do controle do sal, incluir na dieta alguns alimentos ricos em magnésio podem ajudar a manter o bom funcionamento do organismo.

Você pode encontrar magnésio no arroz integral, uvas, peixe, salsa, figo, maçã, abacate e amêndoas.

Inclua também na sua alimentação diária, os alimentos ricos em cálcio, como a semente de girassol, couve-flor e lentilha.

Incremente a sua dieta com alimentos ricos em potássio, como o espinafre, banana, ervilha, salmão, cenoura, damasco e cereais integrais.

E para terminar, aqueles que são fontes de iodo: os peixes e os frutos do mar.

Cuidado com a sua saúde

Não podemos esquecer que se trata de um problema de saúde de um organismo que não está a funcionar bem. Neste caso, a prioridade absoluta é tratar a doença, que uma vez controlada, na maioria dos casos, faz com que o paciente volte ao peso normal.

Não se esqueça que, na maioria dos casos, o aumento de peso deve-se à retenção de água e sal, o que significa que comer menos não mudará nada.

O ideal para a dieta de pacientes com baixa função da tiróide é incluir apenas refeições espalhadas ao longo do dia. Comer o pequeno-almoço, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, ajudará a equilibrar o metabolismo lento, que faz parte do hipotiroidismo. O importante é que as refeições tenham cerca de 300 calorias cada , sendo importante combiná-las com a prática de exercícios físicos.

Poderá, também, consumir leite e iogurte desnatados, queijos magros e alimentos ricos em fibras, pois favorecem uma digestão mais lenta, o que vem auxiliar no controle da glicémia, além de melhorar o funcionamento intestinal.

Aumente a ingestão de peixes de alto mar e água fria como o salmão, sardinha, arenque se pretende emagrecer com hipotiroidismo.



4 Comentários to “Como emagrecer com hipotiroidismo”
  1. Lúcia

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.