Como cuidar dos Dentes e fazer uma limpeza Eficaz?

é necessário escovar os dentes, de forma meticulosa e completa, pelo menos uma vez por dia, e de preferência à noite. A escovagem após as refeições constitui uma escovagem auxiliar, menos essencial, mas, mesmo assim, útil. Para isso, utilize uma escova de dentes de cabeça pequena, o que facilita o acesso aos recantos da boca, e com uma implantação cerrada das cerdas. As cerdas sintéticas são preferíveis às naturais, porque a parte oca destas últimas pode servir de refúgio às bactérias. As cerdas de extremidades arredondadas têm menos possibilidade de ferir as gengivas e as escovas de tipo médio ou macio são as mais convenientes para a maior parte das pessoas.

ATENÇÃO : é absolutamente necessário substituir a escova logo que as cerdas comecem a desfiar. A duração de vida média de uma boa escova de dentes não vai além de dois meses. As escovas de dentes eléctricas não têm quaisquer vantagens sobre as escova de dentes normais, a não ser exigirem menos esforço para se obter o mesmo resultado.

Deve completar-se a escovagem com a utilização do fio dental

limpeza-dos-dentes
A pasta de dentes ou dentífrico não passa de um auxiliar de uma boa escova de dentes e de uma boa técnica de escovagem. Mas, quando contém flúor, o seu papel é essencial, porque a aplicação local de flúor na superfície dos dentes reduz também a frequência das cáries, ao reforçar os cristais que constituem o esmalte. As próteses dentárias também podem ser afectadas pela placa dentária; e quando não são limpas com regularidade, podem estar na origem de infecções e/ou de mau hálito. Por isso, devem ser limpas diariamente, de preferência com uma escova especial para próteses e com sabão ou dentífrico.
Os produtos químicos especiais para as próteses (comprimidos efeivescentes de acção rápida, ou pós para diluir na água em que a prótese se deve colocar durante a noite) nem sempre são suficientemente eficazes. Os melhores resultados poderão obter-se combinando a escovagem e a limpeza com um produto especial. Não se esqueça de tirar a sua dentadura à noite e de a colocar em água que contenha, ou não, um produto de limpeza, para que ela não fique seca nem se deforme.

Estratégias auxiliares para cuidar dos dentes

A protecção por esmaltagem das fissuras do esmalte dentário é uma técnica relativamente recente, que consiste em recobrir preventivamente os sulcos naturais profundos, favoráveis à formação de cáries, através da colagem de uma resina não tóxica sobre o dente. Esta película impede o acesso das bactérias à fissura, A colocação não é simples e requer a intervenção de um dentista competente, Pode soltar-se com maior ou menor facilidade e recomenda-se um controlo regular, para verificar’ se tudo está em ordem, De acordo com as estatísticas americanas, este tratamento seria eficaz, especialmente, nas crianças até aos 15 anos.

A ida ao dentista é devidamente recomendada: o controlo regular do estado dos dentes e gengivas pode evitar-nos muitos aborrecimentos. Nas crianças, esse controlo deve ser efectuado de seis em seis meses (aos 3 anos, quatro em cada dez crianças já têm cáries); para os adultos, basta efectuá-lo todos os anos, ou com a frequência que o dentista considerar’ necessária. Uma gengivite ou uma cárie nem sempre se manifestam desde o início: ora, é nesse momento que a intervenção médica é mais eficaz e menos dolorosa. Também é bom proceder à limpeza regular do tártaro, a fim de manter as gengivas em bom estado.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.