Cidadania e qualidade de vida

A cidadania deve ser considerada como algo essencial na vida das pessoas.  É como se fosse uma espécie de qualificação da existência do ser humano.

As pessoas apenas são consideradas seres humanos de forma plena, quando se tornarem cidadãos que compartilham de seu trabalho, das relações políticas e das simbolizações diretas.

Para tornar a qualidade de vida das pessoas melhor é preciso que a sociedade e os governantes se preocupem em garantir a educação, a boa saúde, uma moradia, uma alimentação saudável, o lazer e tudo que proporciona condições descentes para as pessoas conseguirem viver bem e de uma forma humanizada.

Mesmo sendo considerados fatores importantes para manter a qualidade de vida dos cidadãos, podemos perceber que em diversas partes do mundo, ou até mesmo nas diversas áreas do nosso país, encontramos pessoas que não tem acesso fácil a nenhum desses requisitos mínimos e podemos até afirmar que estão excluídas da cidadania devido ás dificuldades encontradas.

 

 

A contribuição dos governantes para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos

Os governantes, comprometidos com a população, sempre procuram fazer projetos para incluir as comunidades dentro da sociedade.

Para que isso ocorra, os projetos visam levar escolas ao alcance de milhares de crianças, para diminuir o número de pessoas analfabetas mesmo nas áreas mais isoladas, procuram gerar mais empregos, para que o sustento dessas pessoas esteja garantido, e visam beneficiar o maior parte dos cidadãos com médicos capacitados, para conservar a boa saúde de todos. Com tudo isso o governo visa melhorar a qualidade de vida da população e acaba cooperando para o crescimento das pessoas beneficiadas. Também contribui para o crescimento do local e até mesmo do próprio pais.

Além das qualidades essenciais de vida, a população também precisa de áreas de lazer para crianças e adultos, oportunidade para a capacitação profissional e diversas oportunidades de empregos, para que consiga levar uma vida confortável.

A importância da cidadania para melhorar a qualidade de vida das comunidades

A participação de toda a comunidade é muito importante para que os interesses sejam vistos e conquistados.

A comunidade não deve estar ausente, mas sim participar de todo o processo de conquistas. Deve manter um diálogo com um tom crítico em relação às desigualdades sociais. Assim, a participação deve estar voltada para desencadear uma ação e melhorar a qualidade de vida de todos.

A cidadania  pode ser exercida por instituições, por grupos de pessoas ou por indivíduos que tem o poder de realizar diversas tarefas sem precisar da permissão ou da autorização de ninguém, desde que realize ações que irão mudar, evoluir ou fortalecer as comunidades.

Pode partir de alguma ONG (Organização Não Governamental sem fins lucrativos) que conte com alguns voluntários para a realização de ações solidárias e importantes para o desenvolvimento da comunidade, ou seja, para fazer bem a população que vive excluída das condições adequadas de uma cidadania. Assim fica mais fácil melhorar a qualidade de vida da população, que vive em comunidades onde o governo tem dificuldades ou até mesmo não consegue chegar.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :