Cancro da tiróide, sintomas e tratamento

Cancro da tiróide, sintomas e tratamento

O cancro da tiróide, normalmente  apresenta-se sob a forma de um nódulo na zona da tiróide. Os seus sintomas mais comuns são a presença de um gânglio linfático cervical aumentado, rouquidão por compressão do nervo da voz (nervo laríngeo recorrente), ou dificuldade na deglutição ou respiração devido à obstrução do esófago ou laringe.

Ao ser diagnosticado este tipo de cancro, a maioria das pessoas ficam muito assustadas pois associam logo que vão ter de enfrentar muita dor e que não vão resistir, acabando por falecer. Pelo contrário, o prognóstico deste tipo de cancro, na maioria dos casos é positivo pois ao ser feita a cirurgia, o cancro pode ser eliminado, a dor causada ou a incapacidade é praticamente inexistente e o tratamento feito após a cirurgia pode eliminar por completo a doença. O que influencia o prognóstico dos doentes é a extensão da doença original, as dimensões do tumor e a sua idade.

Tipos de cancro da tiróide

Existem dois tipos de cancro da tiróide que são mais comuns: o cancro folicular, que costuma aparecer só depois dos 30 anos e o cancro papilar, que costuma afectar mais mulheres e crianças. Os nomes destes tipos de cancro foram dados devido à aparência que o tumor tem quando observado no microscópio. O cancro papilar apresenta papilas ou frondes e o cancro folicular apesar de ter uma aparência anormal, apresenta algumas estruturas semelhantes aos folículos normais da tiróide. Estes dois tipos de cancro podem aparecer em várias idades. É muito importante que o diagnóstico seja feito o mais depressa possível, pois se for feito nos primeiros estágios da neoplasia e o tratamento começar logo, as pessoas atingidas por esta doença podem ter uma depois uma vida completamente normal. Porém, é preciso ter em mente que depois da cura estes doentes devem ser controlados, fazendo exames específicos de controle, visitas regulares médicas e seguindo os conselhos do oncologista. Tudo isto para que o doente depois da cura tenha uma boa qualidade de vida.



1 Comentário to “Cancro da tiróide, sintomas e tratamento”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :