Cancro da mama

A importância do auto-exame dos seios

Ao fazer um auto exame dos seus seios, a mulher aprende a conhecer o seu corpo e assim é mais fácil detectar alguma alteração, mesmo que seja pequena. Deve fazer este exame pelo menos uma vez por mês, para que quando sentir um nódulo ou algo diferente, possa imediatamente informar o seu médico de família. Muitos nódulos detectados são tumores benignos mas se  porventura  algum  tumor maligno for detectado no seu estágio inicial,  as probabilidades de cura do cancro da mama são maiores.

Como fazer o auto-exame da mama

Em frente ao espelho

Observe os seios, primeiro, com os braços ao longo do corpo; depois com eles levantados. É normal se encontrar uma mama com dimensão maior do que a outra; mas se observar que houve mudança no contorno da mama ou mesmo um aumento de volume, ou mudanças do aspecto do mamilo, deve informar o seu médico.

Na cama

Estando deitada com uma almofada ou toalha enrolada debaixo do ombro direito, coloque a mão direita por debaixo da cabeça e com a mão esquerda, estando os dedos estendidos, faça movimentos circulares regulares com ligeira pressão, no sentido dos ponteiros do relógio. Inicie a palpação na parte superficial da mama direita. Desloque os dedos para outra parte da mama e faça o mesmo movimento sucessivamente até chegar ao mamilo. Procure qualquer nódulo ou espessamento suspeito. Depois, repita esta operação com a mama esquerda. Por último, com o dedo polegar e o indicador, aperte levemente o mamilo e verifique se tem corrimento ou sangue. Em caso afirmativo, consulte o seu médico.

No banho

Aproveite o momento do banho ou duche para fazer deslizar a ponta dos seus dedos suavemente sobre a pele molhada. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para a mama direita.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.