Calculo de Peso Ideal

Periodicamente são feitos estudos, cada vez mais regorosos para encontrar os valores de peso ideal de acordo com altura e idade por isso vão sendo alterados. Deve sentir curiosidade em saber qual o seu peso ideal e lutar saudavelmente para o atingir. Existem ao seu dispor tabelas com os valores ideais de peso de acordo com a idade e altura. Caso verifique peso em excesso em relação ao valor padrão consulte o seu médico porque a sua saúde poderá estar em perigo. Certamente que ele mencionará o que deve fazer para emagrecer. Se por outro lado o seu peso for abaixo do que está recomendado nas tabelas, não deve preocupar-se, excepto se perdeu peso rapidamente, poderá ser sinal de existência de algum transtorno na saúde. Por fim, existem indicadores que ajudam na determinação do peso ideal mesmo, quando o seu peso se encontra entre os valores máximo e mínimo, limites recomendados para a sua altura, sexo e idade. Indicadores esses do ponto de vista da saúde são fundamentais e determinantes:

– quantidade de gordura que existe relativamente ao peso total,

– acumulação e disposição da gordura no corpo,

– antecedentes de riscos cardíacos ou problemas relacionados com o peso, ou antecedentes familiares com esses problemas.

 Além destes indicadores existem outros que nos auxiliam na avaliação do peso, como:

– índice de massa corporal (quantidade de gordura no corpo) que é calculada pela relação peso (kilos)/altura (metros) (peso a dividir pela altura elevada ao quadrado).

– quantidade percentual de tecido adiposo existente no corpo ou seja a proporção de massa adiposa em relação à massa muscular. Por exemplo se um homem tiver peso em excesso em relação ao limite ideal poderá ser saudável se tiver maior quantidade de massa muscular em relação à quantidade de massa adiposa. Já no caso de uma mulher com peso dentro dos limites ideais pode ter uma percentagem de tecido adiposo acima do recomendável. Por isso é extremamente importante o conhecimento do valor “ideal” do seu peso.



2 Comentários to “Calculo de Peso Ideal”
  1. Aléxia Souza
  2. elenilda da cunha de lima

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.