Planta medicinal Bistorta

bistorta

Planta medicinal Bistorta

(Polygonum historia L. Colubrina, serpentária-vermelha)
Poligonáceas

A planta medicinal bistorta rcconhece-se pelo caule simples e erecto, com nós bem marcados, típicos da família, e por longas espigas de flores cor-de-rosa-pálidas. E urna planta vivaz em cujos maciços zumbem as abelhas. Abunda, a partir de 500 m de altitude, nas valas, nas margens dos pegos e dos pântanos, ao longo dos rios e nos prados das montanhas. Procura os locais frescos e a sua própria presença indica a humidade destes. A bistorta é cultivada nas hortas devido às suas folhas, de gosto ligeiramente amargo, que são preparadas como os espinafres: porém, quando nascidas nos prados, o gado não as aprecia. As sementes constituem um alimento para as aves de capoeira.
As virtudes da planta são reconhecidas desde o Renascimento. O rizoma é utilizado em medicina: castanho e carnudo, muito difícil de arrancar, tem uma forma singular, sinuosa e, como indica o nome da espécie, duas vezes torcida, pois bistorta é uma palavra formada pelo prefixo bis, duas vezes, e torta, torcida. Antes da existência dos anti-bióticos, era utilizada como tónico preventivo e no tratamento da tuberculose. Arrancar o rizoma, lavar, cortar em rodelas: secar rapidamente ao sol.

Não deve estar em contacto com o ferro. Incompatível com a quina e a cola.

Habitat da planta bistorta: Europa, excepto na região mediterrânica; próximo de Montalegre: de 500 a 2400 m.

Identificação da planta bistorta: de 0,30 a 1 m de altura. Vivaz, caule simples, erecto, cilíndrico, estriado, nodoso, ligeiramente folhoso; folhas basais verde-escuras e glabras na página superior, glaucas na inferior, grandes, oblongas ou lanceoladas, limbo com bordos ásperos, decorrente sobre o pecíolo; as folhas superiores são sés-seis e invaginantes; flores cor-de-rosa-pálidas (Maio-Julho), em espiga terminal compacta, 5 divisões petalóides, 8 estames salientes, 3 estiletes livres; aquénio trígono, castanho, liso; rizoma carnudo, profundo, bitorcido, castanho na parte exterior, avermelhado na interior.

Inodoro; sabor ácido (folhas), amargo (rizoma).

Partes utilizadas da planta medicinal bistorta: rizoma (Outono).

Componentes: tanino, glúcidos, vitamina C, ácido oxálico

Propriedades medicinais da planta bistorta: adstringente, antidiarreico, tónico, vulnerário.

Ver: anginas, boca, diarreia, enurese, ferida hemorragia, hemorróidas, leucorreia



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.