Benefícios de uma dieta sem glúten

Já pensou em optar por uma dieta sem glúten? Vários sites e revistas têm debatido acerca das implicações positivas que este tipo de alimentação pode trazer à saúde, começando a tornar-se cada vez mais popular e requisitada.

Existem tantos e variados tipos de dieta que, hoje em dia, começa a ser difícil de diferenciar as que realmente valem a pena das que simplesmente não trazem nenhuns benefícios significativos para a nossa saúde.

Neste artigo vamos falar da dieta sem glúten que até à pouco tempo atrás era apenas feita por pessoas que tinham intolerância ao glúten e aos seus derivados, mas que hoje em dia tem ganho novos adeptos, que estão a descobrir os seus benefícios no âmbito da melhoria da sua saúde e perda de peso.

 

Mas o que é o glúten?

Resumidamente podemos descrever o glúten como sendo uma proteína que encontramos em cereais como, por exemplo, o trigo, o centeio, a aveia ou ainda a cevada, assim como em qualquer tipo de alimentos confeccionados a partir destes cereais. Algumas pessoas sofrem de intolerância ao glúten, sendo o seu consumo evitado, o que leva também a um grande cuidado aquando da selecção dos ingredientes que podem ser de facto consumidos.

As vantagens de uma dieta sem glúten

Adoptar uma alimentação sem glúten pode revelar-se inicialmente uma tarefa complicada, em parte devido à necessidade de alteração de hábitos alimentares já enraizados.  Contudo, nem sempre é fácil saber quais os alimentos que integram glúten na sua composição, por isso, deixamos uma lista que inclui alguns dos principais.

Alguns exemplos de alimentos sem glúten:

  • Feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, batata
  • Aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar
  • Arroz, abóbora, cenoura, milho
  • Mel e açúcar
  • Óleos vegetais, azeite, manteiga, óleo de coco
  • Frutas ao natural e em sucos
  • Frutas secas: uva-passa, banana-passa, ameixa, tâmara, damasco
  • Leite, manteiga, queijos e derivados, iogurtes
  • Legumes de folha, cenoura, tomate, brócolos, couve-flor, entre outros.

O glúten não é um nutriente essencial para a saúde e removê-lo da dieta não causa prejuízos. No entanto, os benefícios de não o ingerir são diversos, pelo que cada vez mais alimentos se começam a assumir como produtos sem glúten.

Entre os principais benefícios de uma dieta sem glúten podemos destacar: a redução do volume da barriga; a redução dos problemas digestivos, tais como a diarreia, a aerofagia e as dores de barriga; a diminuição da retenção de líquidos, favorecendo a sua eliminação; a redução da ocorrência de enxaquecas e de dores de cabeça; um aumento dos níveis de energia; a melhoria significativa no aspecto geral da pele; o alívio de dores articulares; a diminuição do desenvolvimento de inflamações das mucosas e a redução dos estados depressivos e das alterações psíquicas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :