Benefícios de acelerar o metabolismo

Você já reparou que duas pessoas podem comer a mesma quantidade de alimentos e praticar os mesmos exercícios, mas ter pesos diferentes? E que cada corpo usa as calorias de forma diferente: uns, precisam de muita energia para funcionar, outros, de pouca, para funcionar com a mesma regularidade. Agora, é hora de conhecer o seu metabolismo e aprender a usá-lo da melhor forma.

O metabolismo, de forma simplificada, é a capacidade do organismo em queimar calorias, ou seja, a maneira como o corpo utiliza a energia armazenada para funcionar. Se o indivíduo tem o metabolismo lento, isso quer dizer que ele tem mais dificuldade em queimar essa caloria e assim, mais facilidade em armazena-la, o que contribui para que ele tenha mais facilidade em engordar. Por outro lado, se o metabolismo de uma pessoa é rápido, quer dizer que o seu corpo utiliza rapidamente as energias armazenadas, queimando as calorias do organismo para obter energia.

Mas como saber se o meu metabolismo é lento ou rápido? E quais são os benefícios de acelerar o metabolismo? Isso é o que iremos descobrir já a seguir.

Taxa de metabolismo basal (TMB) é a quantidade calórica ou energética que o corpo precisa em um período de vinte e quatro horas, mantendo-se em permanente repouso, e fazendo jejum de pelo menos doze horas, condições de um corpo em estado considerado normal, sem prejudicar o funcionamento de todos os órgãos e mantendo a temperatura do corpo normal.

Para definir e classificar a velocidade do seu metabolismo, é preciso calcular essa taxa explicada acima. E para fazer esse cálculo é bem simples. Basta saber algumas informações básicas como a idade, o peso, a altura e a taxa de atividade.

A taxa de atividade é baseada na frequência de atividade física que a pessoa faz. Veja os números abaixo para saber em qual perfil você se encaixa:

  • Taxa de atividade

1 – Sedentários = 1.2 (pouco ou nenhum exercício)

2 – Levemente ativo = 1.375 (exercício leve 1 a 3 dias por semana)

3 – Moderadamente ativo = 1.65 (exercício moderado, faz esportes de 3 a 5 dias por semana)

4 – Altamente ativo = 1.725 (exercício pesado, de 5 a 6 dias por semana)

5 – Extremamente ativo = 1.9 (exercício pesado diariamente, e até 2 vezes por dia)

 

A forma para realizar o cálculo da taxa de metabolismo basal é diferente para homens e mulheres.

  • Cálculo do IMB (índice de metabolismo basal) para os Homens:

A fórmula é:

{66 + [(13,7 x Peso(kg)) + (5 x Altura(cm)) – (6.8 x Idade(anos))]} x {taxa de atividade}

 

  • Cálculo do IMB para as Mulheres:

A fórmula é:

{65 + [(9.6 x Peso(Kg)) + (1.8 x Altura(cm)) – (4.7 x idade(anos))]} x {taxa de atividade}

 

Assim sendo se o seu objetivo é ganhar peso, na sua dieta deve conter uma quantidade maior de calorias do que o resultado da sua conta (o que o seu corpo gasta).

Já se o seu objetivo é perder peso, a sua dieta deve conter valores de calorias iguais ou superior a quantidade que o seu corpo consome diariamente.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.