As melhores dicas de exercícios físicos – Subir e Descer Escadas

Nós subimos e descemos escadas constantemente em nosso dia a dia, seja em casa no trabalho ou até mesmo nas ruas e lojas. O que poucos sabem é que esta atividade além de ser simples e pratica, faz bem ao coração, controla o diabetes, combate a obesidade, previne o câncer de mama, cólon e próstata, aumenta a força e resistência das pernas, tonifica os músculos dos membros inferiores além de outros vários benefícios.

Para você que está com um orçamento curto para pagar por aulas de academia ou de outra atividade físicas, saiba que a solução pode estar na escadaria do seu prédio ou da pracinha do seu bairro. Os especialistas garantem que subir três lances de escadas por dia, com cerca de 20 degraus cada, equivale ao mesmo que 15 minutos de corrida diária. Incrível né? Pois é, para quem quer deixar o sedentarismo, tonificar as pernas e deixar o bumbum firme sem gastar um centavo, vamos ver algumas dicas e exercícios físicos para ajudar a maximizar os benefícios desta atividade física.

 

  • Encare esta atividade como um exercício físico. Por isso escolha roupas normais de treino e um bom tênis. Nada de subir escadas com salto alto e bolsa, isso pode causar lesões no seu joelho e ainda lesões na sua coluna vertebral.
  • Se a ideia é perder peso e tonificar o corpo, o treino deve ser levado a sério. O ideal é praticar 3 vezes por semana com cerca de 30 minutos cada dia.
  • Ao subir as escadas posicione o pé no centro do degrau, com a sola toda apoiada no chão, isso para evitar sobrecargas desnecessárias e o risco de lesões.
  • Ao descer, o ideal é pisar primeiro com a ponta dos pés e esperar até o calcanhar alcançar o chão, para só depois dar o próximo passo.
  • A posição dos braços é essencial para garantir o seu equilíbrio. Mantenha os cotovelos junto ao corpo, com os antebraços num ângulo de 90° e palmas das mãos apontadas para o centro do corpo.
  • Na subida, há uma exigência maior de fôlego e de trabalho no condicionamento cardiovascular, por isso faça da maneira mais rápida que você conseguir.
  • Já a descida é para recuperar a frequência cardíaca, desça as escadas de maneira mais lenta, para recuperar o folego para voltar a subir.
  • Se você é um iniciante e busca a perda de gordura o ideal é subir os degraus um por um. Com calma e cuidado para melhorar a perda de calorias.
  • No entanto, se você já é um praticante de outra modalidade e procura na atividade física de subir e descer escadas, uma melhora no condicionamento físico ou a tonificação dos músculos, então o indicado é subir as escadas de dois em dois degraus para um treinamento mais efetivo. Isso trabalha os glúteos de maneira similar aos famosos agachamentos.

Como vimos, não há desculpas para continuar levando uma vida sedentária. A atividade de subir e descer escadas pode trazer benefícios enormes para quem a pratica. Além disso, opte sempre pelas escadas no lugar do elevador, você vai notar a diferença em pouco tempo.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :