A pirâmide alimentar

Como conseguir uma alimentação equilibrada

Harmonia nos alimentos

Para uma alimentação equilibrada, a variedade de alimentos que se comem devem estar em harmonia uns com os outros. No decorrer dos anos, os peritos em nutrição traçaram mapas e gráficos para ajudarem as pessoas a visualizar que alimentos devem ser comidos em maiores ou menores quantidades. À medida que se vão sabendo mais coisas a respeito de nutrição, os diagramas têm sido alterados de acordo com esses novos conhecimentos. Antigamente, os grupos de alimentos eram mostrados como fatias de uma tarte, a famosa roda dos alimentos; hoje em dia utiliza-se normalmente uma forma mais representativa e popular: a pirâmide alimentar.

As gorduras e açucares

Quanto mais gordos forem os alimentos, menos precisamos deles. As gorduras aparecem no topo da pirâmide alimentar para mostrar como devemos comê-las pouco, em comparação com outro tipo de alimentos. Os produtos com muito açúcar refinado aparecem também em cima, indicando que só são desejáveis numa pequena parte da nossa alimentação.

Carne e produtos lácteos

A carne e os produtos lácteos, tais como o queijo e os iogurtes, são importantes fontes de proteínas. Contudo são muitas vezes ricos em gordura e por isso deve limitar-se a comê-los uma ou duas vezes por dia, em pequenas doses.

Os vegetais

Os vegetais devem ser consumidos com abundância, crus ou ligeiramente cozidos. Depois disso tente comer uma dose quase igual de fruta. Esta fornece uma vasta gama de vitaminas e minerais.

Os hidratos de carbono

As maiores quantidades devem ser dos alimentos que contêm hidratos de carbono complexos, de variedades de pão integral, de cereais e massas, arroz integral e batatas com casca. Não deve contudo esquecer que esses alimentos lhe farão melhor se forem comidos com muito pouca ou nenhuma manteiga ou molhos, porque estes são ricos em calorias mas pobres em nutrientes.

Crianças, mulheres grávidas e lactantes

Crianças, mulheres grávidas ou a amamentar, pessoas doentes ou idosas podem precisar de alimentos em proporções diferentes, mas para a generalidade das pessoas as indicações que apresentamos são apropriadas para uma alimentação bem equilibrada.

Concluímos de facto, que  comer de forma equilibrada não significa comer a mesma porção de cada tipo de alimento. É preciso comer mais de umas coisas do que de outras para ir ao encontro das necessidades do nosso organismo.



1 Comentário to “A pirâmide alimentar”

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :