A importância do exercício físico

Qualquer pessoa minimamente informada sabe que, a prática regular de exercícios físicos é muito importante para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do nosso corpo.

Por outro lado, as facilidades do mundo moderno que “induzem” os indivíduos a uma má alimentação, ao estresse, ao sedentarismo, entre outros fatores, só torna cada vez mais difícil o alcance da plenitude física.

A prática regular de exercícios físicos se combinada com uma boa alimentação pode prevenir e reverter casos como obesidade, hipertensão, colesterol e triglicerídeos elevados, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outras.

 

 

Para compreender melhor veja essa lista de benefícios associados a prática regular de exercícios físicos.

  • Controle do peso – o exercício físico ajuda a prevenir o excesso de peso e ainda a queimar algumas gorduras já existentes. Quanto mais intensa for a atividade física escolhida, maior será a quantidade de calorias perdidas durante o treinamento.
  • Melhora a função cardiovascular e respiratória – uma vez que mantêm o seu corpo ativo, isso melhora a circulação do sangue, reduzindo consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares. Ao praticar exercícios o seu corpo também pede mais oxigênio, e sua respiração se torna mais fluente, isso melhora a sua respiração como um todo.
  • Aumento da força muscular – O exercício físico, como o nome diz envolve o seu físico. Assim todo e qualquer trabalho fará com que além de perder gordura corporal você fique com um corpo mais definido e musculoso.
  • Melhora o humor e aumenta a sensação de bem estar – A atividade física estimula a produção de vários hormônios, dentre eles está a endorfina, que é responsável pela sensação de bem estar te deixando mais alegre e relaxado.
  • Aumento nos níveis de energia – Se você se sente cansado fazendo as atividades simples do dia a dia como ir ao supermercado, está na hora de começar a se exercitar. Os exercícios físicos melhoram a nossa resistência muscular uma vez que, distribuem mais oxigênio e nutrientes aos tecidos ajudando no melhor funcionamento cardíaco. O que gera, consequentemente, mais energia para as atividades rotineiras.
  • Promovem uma melhora no sono – Como nós nos cansamos com a prática dos exercícios o nosso corpo necessita de descanso total para se recuperar sem nenhum dano. Isso faz com que a gente durma como anjinhos, garantindo uma noite de sono tranquila e relaxante.
  • Prevenção de osteoporose – Os exercícios físicos fortalecem os ossos, pois quando estamos praticando alguma atividade eles são solicitados a todo momento. Além disso ode também recuperar a massa óssea perdida e evitar possíveis doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose.

São várias as atividades que você pode praticar e trazer todos esses benefícios para o seu dia a dia. Dentre elas, a mais recomendada é a caminhada por ser um exercício leve onde não há tanto risco de lesões, e por ajudar na circulação sanguínea e auxiliar na perda de peso, entre outros benefícios.

Pois é, não se deixem ficar acomodados pela modernidade do mundo de hoje em dia, isso só tende a piorar a sua saúde e a sua qualidade de vida. Os benefícios que os exercícios físicos proporcionam são imenso, por isso comece já a se exercitar.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.