A comida de restaurantes

A alimentação fora de casa

Especialmente para quem necessite de frequentar mais de uma vez por semana os restaurantes, é preciso ser muito prudente. A comida de restaurantes contém muita gordura que se  esconde um pouco por toda a parte: nas carnes, nas almôndegas, nas salsichas de todos os tipos, nos molhos, nas maioneses e nos fritos de qualquer género.

Prepare o seu próprio almoço

O melhor é preparar a sua própria merenda em casa, utilizando, por exemplo, as sobras do jantar da véspera. Quando chegar ao seu local de trabalho, coloque-a, se possível, no frigorífico. Se na sua empresa existir um micro-ondas, ainda melhor, já que isso lhe permitirá diversificar as ementas.

Fritos

Quanto aos fritos, a regra é desconfiar: muitas vezes, utilizam-se óleos completamente degradados.

O fast food

Os restaurantes de fast food, nascidos do outro lado do Atlântico, foram implantados entre nós com muito sucesso, sobretudo entre os jovens. Felizmente, já não se reduzem apenas à forma clássica: hambúrguer + batatas fritas + maionese + uma cola. Alguns restaurantes deste tipo têm também bufetes de saladas, com uma escolha mais ou menos diversificada de alimentos crus. Mas convém não abusar dos molhos servidos como acompanhamento.

As carnes

Os hambúrgueres são gordos, tal como as costeletas de porco e de carneiro. Os bifes grelhados, as fatias de carne assada, sobretudo de vitela, fornecem a mesma quantidade de proteínas, mas com muito menos gordura a acompanhar. De qualquer modo, ponha sempre de lado as gorduras visíveis, quando comer carne.

As batatas

A gordura esconde-se especialmente nas batatas fritas, que foram elevadas à categoria de acompanhamento quase universal. A batata cozida em água contém 18% de glúcidos de absorção lenta, contra 35% da batata frita, além dos 10 a 15% de lípidos absorvidos durante a fritura. Além disso, há sempre a tendência para acrescentar mais sal às batatas fritas.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.