4 formas de lidar com a ansiedade

Todos nós já sofremos de problemas de ansiedade, mais ou menos severos, em algum momento das nossas vidas. Diariamente lidamos com situações que podem potenciar o stress e ansiedade e das quais é quase impossível escapar.

Algum grau de ansiedade é perfeitamente normal. Todos nós experimentamos situações que nos causam medo e apreensão. No entanto, existem pessoas que se sentem ansiosas, mesmo quando não há nenhuma causa discernível. Nestes casos, a ansiedade torna-se esmagadora e pode interferir com as tarefas do dia-a-dia.

Confira já de seguida 4 formas de lidar melhor com a ansiedade e sentir-se mais sereno.

 

 

Relaxe

Pensamos que sabemos relaxar, mas provavelmente estamos a fazê-lo da forma errada. Descansar em frente a um computador ou TV não é definitivamente a melhor forma de relaxar. Na verdade, até o pode deixar mais tenso, dependendo do tipo de programa que estiver a ver ou a utilizar. O mesmo se aplica ao consumo de álcool, drogas ou até tabaco. Embora muitos pensem que este tipo de químicos ajudam a controlar a ansiedade, na realidade os seus efeitos são apenas temporários. O que realmente precisa é de técnicas de relaxamento apropriadas (como exercícios respiratórios, tai chi, yoga), que permitam ao seu corpo e mente descontraírem.

Alimentação, sono e exercício

Se quer que o seu corpo e mente relaxem e consigam lidar da melhor forma com os desafios com que se depara, então é essencial ter atenção a alguns aspectos da sua vida, como a alimentação, a qualidade do seu sono e a prática de exercício físico regular. Opte por uma alimentação rica em frutas e legumes, com poucas gorduras  e açúcares. Não se esqueça também de dormir entre 7-8 horas por dia e de praticar regularmente uma actividade física do seu agrado.

Mantenha-se em contato

Passe mais tempo com os seus amigos e família. Organize actividades físicas e lúdicas ou até simplesmente alguns passeios e saídas em conjunto. Fazer algo com aqueles que nos sentimos mais próximos, não só vai aprofundar os laços entre todos, como também transmitir-nos maior segurança e serenidade.

Se se sente preocupado ou ansioso em relação a algum assunto, falar sobre este com alguém em quem confia e que sabe ouvir, pode ajudar-lo a lidar melhor com toda a situação.

Pense positivo

A melhor forma de manter a sua mente longe da ansiedade e das preocupações rotineiras é manter-se o mais positivo possível. Ponha de lado o pessimismo e encare a vida e os seus novos desafios como uma forma de crescer e melhorar as suas competências. Permita-se sonhar, desejar e imaginar o melhor que poderia acontecer consigo e com aqueles que ama.

Esta é a melhor dica para lidar bem com a ansiedade.



Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nome : Email :